top of page
  • Foto do escritorClara Laface

A imagem pessoal para profissionais de tecnologia


Quando pensamos em um profissional de tecnologia, muitas pessoas rapidamente associam essa imagem a um homem jovem (sim, o machismo ainda existe) de óculos, vestindo camiseta, calça jeans e tênis. Ele é, inegavelmente, inteligente, não é verdade?


De fato, a maioria dos profissionais dessa área tende a seguir esse padrão, influenciados por figuras icônicas como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Steve Jobs. O que muitos não percebem é que, por trás desse suposto desdém dos nossos gênios contemporâneos, existe uma estratégia de construção de marca pessoal. Uma estratégia tão eficaz que, mesmo após o sucesso de Steve Jobs na Apple, Tim Cook manteve um estilo similar (e sem personalidade alguma, vamos combinar!)



E o mesmo pode estar acontecendo com você. Afinal, há uma crença comum de que, para transmitir credibilidade na área de tecnologia, é preciso adotar essa imagem específica.

As profissões ligadas à tecnologia têm como foco principal habilidades técnicas, expertise e resultados, em vez de interações sociais ou a representação de uma imagem corporativa. No entanto, negligenciar a importância da imagem pessoal é um erro. A forma como os profissionais se apresentam, independentemente da área de atuação, impacta a percepção dos outros e pode abrir ou fechar portas para muitas oportunidades.

Vamos combinar que a evolução do setor de tecnologia e a alta competitividade trouxeram mudanças nas expectativas profissionais. Não bastam as competências técnicas: a capacidade de se comunicar efetivamente, apresentar-se de forma adequada e construir uma presença digital sólida são habilidades cada vez mais valorizadas. Profissionais que conseguem alinhar sua expertise técnica com uma imagem de impacto, entendendo que uma é o complemento da outra, se destacam no mercado.



Afinal, você lida com os outros diariamente, seja colaborando em projetos de equipe, apresentando ideias inovadoras em reuniões, negociando com fornecedores, interagindo com clientes, participando de conferências do setor, envolvendo-se em atividades de mentorship, compartilhando conhecimento em workshops, comunicando-se virtualmente através de diferentes plataformas, ou mesmo liderando um grupo de colegas em uma tarefa desafiadora. Em todas essas interações, você exerce influência, demonstra sua capacidade e projeta uma imagem profissional, como qualquer outro profissional.


Então, por que ser mais um de camiseta no mercado?


P.S: Que fique bem claro que não tenho nada contra as t-shirts! Esse questionamento não é sobre a oportunidade de se destacar e transmitir uma imagem única e autêntica em um ambiente profissional onde muitos tendem a seguir um padrão.


A seguir, mostro algumas estratégias efetivas que você, profissional de tecnologia que me lê nesse exato momento, pode implementar para melhorar sua imagem pessoal, abrangendo aparência, comunicação, comportamento e presença digital. Estas estratégias são projetadas para ajudá-lo a construir uma marca pessoal forte e distintiva, essencial para o sucesso em um mercado cada vez mais saturado e competitivo.



Definir um estilo pessoal que reflita profissionalismo


O seu estilo pessoal vai além da roupa que você veste: envolve sua personalidade, capacidade de adaptação, gostos musicais, lugares que frequenta, valores pessoais, estilo de comunicação e o seu posicionamento na sociedade. Se você não se posiciona, é posicionado, então trabalhe seu estilo como uma ferramenta na construção de uma marca pessoal forte, fazendo de você uma figura única, respeitada e referência na sua área.



Invista em um guarda-roupa versátil


Seja inteligente também na hora escolher as roupas que irá usar na sua rotina. A chave está em selecionar peças de qualidade que ofereçam conforto e ao mesmo tempo transmitam uma imagem de profissionalismo. Considere a praticidade escolhendo tecidos que sejam duráveis e fáceis de cuidar, para que suporte as demandas do seu dia a dia. Sabendo escolher, é perfeitamente possível construir um guarda-roupa que mostra sua competência sem sacrificar sua identidade ou conforto.



Participe de workshops ou cursos sobre comunicação e etiqueta profissional.


Estes programas oferecem conhecimentos valiosos sobre como interagir de maneira eficiente e adequada em ambientes profissionais variados, então esquece a ideia de que só serve para altos executivos. Eles abordam aspectos como comunicação verbal e não verbal, técnicas de apresentação, regras de etiqueta em eventos corporativos ou jantares de negócios (fundamental se você se relaciona com pessoas de outras culturas) e sobre a importância da linguagem corporal e do contato visual na construção de confiança e na demonstração de competência.



Desenvolva habilidades de comunicação verbal


Saber se comunicar de maneira eficaz amplia a sua capacidade de transmitir ideias complexas de maneira clara e convincente, além de engajar e influenciar a sua audiência (acredito que você crie conteúdo, certo?). Além disso, trabalhar a voz e a dicção melhora a clareza da sua fala, enquanto a prática de técnicas de respiração e relaxamento te ajudam a controlar o nervosismo. Você vai apresentar projetos, ideias ou resultados técnicos para colegas, gestores ou clientes, então desenvolva a capacidade de fazer isso de forma confiante e persuasiva, se diferenciando de seus pares.


P.S: Steve Jobs dominava a comunicação como poucos. Assista a uma de suas apresentações.




Não esqueça das habilidades interpessoais, as famosas soft skills


Empatia, criatividade, inteligência emocional, liderança, resolução de conflitos... são algumas das soft skills que todos precisam desenvolver para relações mais colaborativas e diversificadas. A tecnologia, embora baseada em competências técnicas, é impulsionada por pessoas e suas interações, portanto, cultivar relações profissionais positivas, ser capaz de entender e se adaptar a diferentes pontos de vista, e trabalhar eficientemente em equipe são aspectos que podem diferenciar um profissional no setor. Profissionais que investem continuamente no aprimoramento de suas habilidades interpessoais se tornam mais adaptáveis, respeitados e bem-sucedidos em suas carreiras.



Uma área tão dinâmica quanto o da tecnologia, onde a inovação e a adaptação são constantes, a capacidade de se destacar não apenas por suas habilidades técnicas, mas também por sua imagem pessoal, pode ser o diferencial que impulsiona sua carreira a outro patamar.


Quer continuar negligenciando sua imagem pessoal, achando que é futilidade e que apenas a sua expertise basta? Tudo bem, mas depois não se surpreenda se sentir que não está recebendo o reconhecimento que merece ou se lhe oferecem remunerações abaixo do seu valor.



Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha proporcionado insights valiosos para você! Se achou o conteúdo útil, curta e compartilhe com a sua rede de contatos.



bottom of page