5 dicas para usar a imagem estrategicamente para fechar negócios
- Clara Laface

- 11 de nov.
- 4 min de leitura
Tenho quase certeza de que você sonha com o fechamento de um grande negócio, aquele que irá transformar a trajetória da sua carreira ou acelerar o sucesso do seu empreendimento, acertei? No entanto, além das habilidades técnicas e das estratégias de mercado, a nossa imagem pessoal é um fator decisivo. E muitas vezes negligenciado.
Não é raro encontrar profissionais altamente competentes cujas oportunidades são comprometidas por não cultivarem uma imagem que seja coerente com suas capacidades.
Com a velocidade com que se formam as primeiras impressões no mundo corporativo (e fora dele também), a imagem que projetamos pode ser a chave que abre ou fecha portas. Sim, uma boa aparência é um ativo, mas não de forma superficial, como alguns podem sugerir. Não falo de seguir moldes clássicos ou de se adequar a padrões estéticos restritivos, mas de adotar uma apresentação pessoal cuidadosa e alinhada aos seus objetivos profissionais, transmitindo competência, confiança e credibilidade.
Desenvolver uma imagem estratégica não se trata de criar um personagem , mas sim de compreender como códigos visuais e comportamentais podem endossar o seu discurso e fortalecer sua posição. O intuito é realçar suas qualidades, ao invés de adotar uma persona que não corresponde à sua verdadeira identidade. A coerência é o elemento-chave.
Agora que entendemos a importância da imagem pessoal como parte de uma estratégia, vou dar cinco dicas práticas para garantir que você não seja mais um excelente profissional esquecido:
Pesquise com quem você irá negociar
Antes de iniciar qualquer negociação, invista tempo para conhecer um pouco sobre quem estará do outro lado da mesa. Uma consulta às redes sociais pode desvendar hobbies e interesses que servem de pontos de conexão, ótimo para quebrar o gelo, especialmente em um primeiro encontro. Tal preparação, além de estratégica, ajuda na construção de um diálogo baseado no respeito mútuo e interesse genuíno. E quando o contexto é internacional, familiarizar-se com a cultura do seu interlocutor pode evitar deslizes e abrir caminhos para uma comunicação mais efetiva. Por exemplo, um simples conhecimento sobre as formas de saudação ou tabus em determinada cultura pode ser o diferencial que demonstra seu comprometimento e respeito.
Use cores que transmitam confiança e acessibilidade
As cores que escolhemos tem um grande impacto na nossa comunicação não verbal. Ao selecionar peças para um encontro de negócios, opte por tons que inspirem confiança e acessibilidade, como o azul marinho, que é frequentemente associado à competência e confiabilidade, ou o cinza azulado, que pode comunicar profissionalismo e neutralidade. O marfim e o caramelo, por exemplo, podem transmitir aproximação, enquanto bordô e petróleo podem sugerir sofisticação. Entretanto, é importante lembrar que a coerência e a autenticidade nunca devem ser sacrificadas por uma paleta de cores e sua escolha é parte de uma estratégia de imagem construída.
Gestos firmes e postura confiante
A linguagem corporal é parte fundamental da sua imagem. Gestos firmes, como um aperto de mão seguro, e uma postura confiante podem corroborar suas palavras. Mas não confunda: ter postura não é sinônimo de se achar o dono do pedaço, e firmeza nos gestos não é para deixar a outra pessoa com a mão doendo. O que a gente busca é aquele meio-termo, aquela medida certa onde sua postura diz 'eu sei o que estou fazendo' sem passar do ponto.
Comunicação clara
A sua voz é uma ferramenta poderosa, capaz de expressar segurança ou incerteza. Prestar atenção ao tom de voz e ao ritmo da fala é essencial. Se você já tem consciência de variações em seu tom ou velocidade ao falar sob pressão, redobre a atenção. Ajustes podem reforçar sua mensagem e facilitar o entendimento, enquanto uma voz monótona pode dispersar a atenção. O objetivo é falar com clareza, permitindo que cada palavra seja absorvida e considerada.
Sorria!
Pode parecer básico, mas um sorriso é uma daquelas coisas que nunca sai de moda — e também vale para o mundo dos negócios. Não é só papo, não: um sorriso sincero pode desarmar tensões e construir pontes, mostrando que você está de boa e aberto a parcerias. Tem pesquisa que mostra como sorrir faz bem e influencia todo mundo a entrar no mesmo clima (você pode ler mais a respeito no estudo Ekman, P., Davidson, R. J., & Friesen, W. V. (1990). The Duchenne smile: Emotional expression and brain physiology). Mas, vê lá, hein? Sorriso na hora certa! Fica rindo toda hora, por qualquer coisa, pode passar a impressão errada. Use com sabedoria.
A sua imagem pessoal, quando direcionada com estratégia, reforça sua mensagem e suas intenções. As dicas abordadas aqui são ferramentas para te ajudar a dominar uma negociação e ter um posicionamento claro e preciso. Com ela você abre portas, as mantém abertas, constrói pontes e conecta pessoas e ideias.
A imagem que você projeta deve ser um reflexo genuíno de seus valores e habilidades. Quando aparência, comunicação, comportamento e presença digital caminham lado a lado, as possibilidades são ampliadas: você está pronto para fechar negócios e cultivar relações que perduram e prosperam.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha proporcionado insights valiosos para você! Se achou o conteúdo útil, curta e compartilhe com a sua rede de contatos.

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