top of page
  • Foto do escritorClara Laface

Qual é a imagem de sucesso?

Ontem, me deparei com uma foto que contradiz o que considero ser o cerne da consultoria de imagem: uma moça fazia um comparativo, sugerindo que estar bem vestida é a chave para ganhar mais trabalhando menos horas do que se ela não vestisse tão bem (segundo a concepção dela, claro).


Já abordei aqui sobre profissionais cuja imagem se tornou cada vez mais padronizada, vendendo a ideia de que basta vestir uma alfaiataria e adicionar um acessório de grife para solucionar todos os desafios profissionais e ter uma imagem de sucesso. E, pelo visto, ainda falarei muitas outras vezes.


imagem pessoal autêntica

A nossa aparência pode ajudar abrir portas? Não tenho dúvidas! Mas será que isso é suficiente? Em minha experiência, a resposta é um retumbante não. A aparência, quando desvinculada da essência do indivíduo, cria uma imagem superficial. E não se trata somente sobre roupa: quantos escritórios e clínicas têm um conceito de design “para transmitir segurança, sofisticação e credibilidade”?


O desafio aqui é encontrar o equilíbrio. Sim, o cuidar da aparência é importante pois comunica profissionalismo, atenção aos detalhes e é um ato de amor e generosidade com você e com o mundo. Mas sem a autenticidade, se torna apenas uma fachada.


A verdadeira habilidade em imagem pessoal envolve a compreensão de quem você é e como você quer ser percebido pelo mundo. Ela deve refletir suas qualidades únicas, seus valores e sua individualidade. Isso não significa rejeitar as normas de vestimenta profissional, mas sim adaptá-las para expressar sua identidade autêntica.


autenticidade


No final das contas, é a autenticidade que ressoa mais profundamente com os outros. É essa autenticidade que abre as portas mais valiosas - em qualquer aspecto da vida.


E então, você quer ser mais um profissional pasteurizado no mercado ou destacar-se pela sua essência verdadeira e única?

18 visualizações0 comentário
bottom of page